![]() |
| Influenciadores revelaram que estratégia bem elaborada foi utilizada para que não fossem pegos pela segurança. Foto: Reprodução/TikTok (@neal_senne)/via Correio Braziliense |
O sistema de segurança do prestigiado Museu do Louvre, em Paris, foi burlado na última sexta-feira (14/11) por dois influenciadores belgas do TikTok. Conhecidos por seus desafios e pegadinhas, a dupla conseguiu entrar nas dependências do museu e pendurar uma obra de arte de sua autoria na Sala dos Estados, a poucos metros da icônica Mona Lisa.
Identificados como Neal e Senne, os tiktokers – que somam 49 mil seguidores nas redes – realizaram o feito como parte de um desafio. De acordo com o canal de notícias francês BFMTV, eles não foram flagrados pelos seguranças do local e o quadro permaneceu exposto por cerca de três minutos antes de ser removido.
O sucesso da façanha é atribuído, em parte, à escolha do material para a moldura: peças de Lego. Segundo o veículo francês, a estrutura permitiu que os jovens passassem ilesos por uma rigorosa verificação de segurança, incluindo o uso de detectores de metal na entrada.
"Era impossível colocar ao lado da Mona Lisa, tem guardas em todos os lados. Mas conseguimos deixar na mesma sala," disseram eles na postagem, onde registraram fotografias do processo.
Embora nenhum dano ao acervo ou à estrutura do museu tenha sido relatado, as autoridades avaliam a possibilidade de registrar uma queixa contra os envolvidos.
Segunda falha em menos de um mês
O episódio protagonizado pelos tiktokers marca a segunda falha de segurança notória no Museu do Louvre em menos de um mês.
Em 19 de outubro, a Galerie d'Apollon foi alvo de um roubo audacioso. Na ocasião, parte das Joias da Coroa Francesa foi levada em uma ação que durou entre quatro e sete minutos. Estima-se que o prejuízo chegue a 88 milhões de euros. Este foi o primeiro roubo registrado no local desde 1998.
