Dados de um levantamento realizado pelo C6 Bank em parceria com o Ipec, instituto de brasileiro de pesquisas, revela que 48% dos dois mil entrevistados afirmaram esquecerem a senha cerca de cinco minutos após o cadastro, fator que pode estar relacionado com a criação de códigos de segurança fáceis de serem memorizados. As informações são do site Tudo Celular.
De acordo com o estudo, em torno de 33% das pessoas afirmaram preferirem utilizar senhas fáceis de decorar em sites e aplicativos, ainda que isso possa tornar a conta vulnerável a ciberataques. Nesse cenário, 10% dos entrevistados confirmaram que utilizam como palavra-passe o termo "senha" ou demais combinações óbvias.
Ainda segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados relatarem que já tiveram suas contas de e-mail invadidas usando a senha de acesso, enquanto 21% revelam que suas redes sociais foram hackeadas em algum momento.
Esses dados mostram que os brasileiros têm dificuldade em criar senhas fortes especialmente para aplicativos e contas pessoais, abrindo brechas para que criminosos consigam obter as informações através de engenharia social ou por métodos de "tentativa e erro" analisando as principais palavras usadas em todo o mundo.
"Use uma senha diferente para cada site ou serviço e evite reutilizar as mais importantes. Escolha combinações fortes, preferencialmente as alfanuméricas.", comenta José Luiz Santana, líder de cibersegurança do C6 Bank.
Fonte: www.tudocelular.com
