![]() |
| Voluntários em Stonehenge foram colocados em alerta após o roubo das joias do Louvre - apesar de muitas de suas pedras pesarem 25 toneladas. Foto: Ilustração/Freepik/wirestock |
O English Heritage, instituição de caridade responsável pela gestão de mais de 400 monumentos, edifícios e locais históricos no Reino Unido, está implementando um programa de "treinamento de reconhecimento hostil" para o seu staff, como resposta direta ao espetacular roubo de tesouros napoleônicos avaliados em £ 78 milhões ocorrido no Museu do Louvre, em Paris.
Os líderes da instituição querem que os funcionários participem do curso urgentemente, que visa fornecer "orientação sobre como reconhecer comportamentos suspeitos". A medida reflete a crescente preocupação com a segurança em atrações culturais globais após a natureza descarada do assalto.
O incidente que precipitou esta ação ocorreu no mês passado no Museu do Louvre. Uma quadrilha de ladrões utilizou uma escada retrátil, transportada em um caminhão-plataforma, para acessar a galeria e roubar as joias históricas. O ataque gerou um aumento imediato na segurança de atrações culturais não apenas na França, mas em todo o mundo.
O English Heritage confirmou a mudança. Em uma declaração na noite de ontem, a instituição disse: "Temos procedimentos e treinamento existentes nos locais onde mantemos coleções. O incidente no Louvre – como aconteceu, tenho certeza, em muitas outras instituições – lembrou nossas equipes disso e de ficarmos alertas a comportamentos suspeitos."
Ceticismo em Stonehenge
Apesar da postura proativa, a medida foi recebida com algum ceticismo por parte de alguns voluntários. Um voluntário do famoso círculo de pedras neolítico de Stonehenge, em Wiltshire, questionou a aplicabilidade do conselho de segurança no local.
Referindo-se ao fato de que até as pedras azuis internas de Stonehenge pesam pelo menos duas toneladas, o voluntário expressou ao The Sun: "Não tenho certeza de como uma gangue de ladrões, não importa quão grande seja, vai levar um menir de pedra."
Ele também levantou preocupações sobre a expectativa depositada nos voluntários: "Para ser honesto, também parece um pouco demais pedir aos voluntários que estejam prontos para frustrar uma gangue criminosa – especialmente porque muitos de nossos locais são apenas castelos antigos sem nada neles."
Fonte: www.thesun.co.uk
