Condenado por assassinato em 2002 tem pena convertida a minutos antes da execução em Oklahoma

O detento já tinha comido sua última refeição quando recebeu a notícia. Foto: Divulgação/Tremane Wood Foundation/via UOL

Em um desenrolar dramático de última hora, Tremane Wood, de 46 anos, teve sua execução suspensa e sua pena convertida para prisão perpétua pelo governador de Oklahoma, Kevin Stitt, nesta quinta-feira. A decisão ocorreu a minutos do horário previsto para a injeção letal, marcada para as 10h da manhã na Penitenciária Estadual de Oklahoma.

As informações são do jornal The New York Times, destacando a intervenção do governador republicano pouco antes do limite. Wood havia sido condenado à morte pelo assassinato de Ronnie Wipf durante um roubo frustrado em um motel de Oklahoma City em 2002.

A comutação da pena segue uma recomendação apertada (3 a 2) da Junta de Indultos e Liberdade Condicional de Oklahoma, emitida no dia 5 de novembro.

Em um comunicado, o governador Kevin Stitt justificou sua decisão: "Após uma revisão exaustiva dos fatos e uma profunda reflexão, decidi aceitar a recomendação da Junta de Indultos e Liberdade Condicional de comutar a sentença para prisão perpétua sem liberdade condicional."

O momento da notificação foi de intensa emoção para Wood, que já havia feito sua última refeição.

"Ele desabou no chão, tomado por emoção e gratidão ao governador Stitt por poupar sua vida, por lhe dar uma segunda chance e por fazer justiça pela primeira vez em 20 anos," relatou a advogada de Wood, Amanda Bass Castro-Alves.

O caso de Tremane Wood levanta questões sobre a autoria do crime. Seu irmão, Jake Wood, também envolvido no roubo, recebeu a sentença de prisão perpétua. Jake confessou ter sido ele quem esfaqueou Wipf até a morte, mas se suicidou na prisão em 2019. Tremane Wood, que deveria ter sido executado, cumprirá agora a pena de prisão perpétua.

Fonte: noticias.uol.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem