| A ex-agente penitenciária Isabelle Dale teve uma relação sexual de com detentos enquanto trabalhava na Penitenciária de Coldingley. Foto: Reprodução/Facebook/via Daily Star |
Uma agente penitenciária de 23 anos foi considerada culpada por má conduta em cargo público após se envolver em relacionamentos sexuais com pelo menos dois detentos em um presídio de segurança máxima na Ilha de Sheppey, Kent. Isabelle Dale, que trabalhava na HMP Swaleside, foi indiciada também pela tentativa de contrabando de objetos proibidos para a penitenciária.
A condenação ocorreu no Tribunal da Coroa de Southwark, após um julgamento que revelou detalhes chocantes sobre a quebra de confiança da agente.
Segundo depoimentos apresentados, Dale mantinha relações sexuais com Shahid Sharif, 33, condenado a 12 anos por assalto a joalheria. As relações aconteciam em uma sala de oração do presídio, enquanto outros dois presos supostamente faziam a guarda.
Relatos indicam que, em uma ocasião, Dale reapareceu quatro minutos após entrar no local com Sharif, aparentemente "reajustando a região do cinto". O júri também ouviu gravações de uma conversa onde a agente expressava carinho pelo detento: "Gostei muito dessa, meu bem. Estou tão orgulhosa de você."
Sharif, que está no terceiro ano de sua pena, teria "recrutado" Dale para ajudá-lo no contrabando de drogas para a prisão, com a agente administrando a conta de Snapchat do criminoso usada para o tráfico. Dale, que tinha a palavra "sneaky" tatuada na nuca e gostava de se autodenominar “Miss Sneaky”, escrevia cartas de amor para o detento referindo-se a ele pelo apelido.
A investigação policial, que levou à prisão de Dale em 1º de novembro de 2022 durante uma visita a Sharif, revelou que o relacionamento com o assaltante não era o único. Mensagens de texto mostraram que a agente tinha "pelo menos" um outro relacionamento sexual com Connor Money, outro preso na mesma unidade.
Money, condenado por homicídio culposo após um acidente de carro a 237 km/h em 2019, trocou mensagens com a agente, em que ela dizia: "Talvez você só queira me usar porque sou policial, mas acho que você não é assim xx".
Apesar de negar as acusações de má conduta em cargo público e a tentativa de entrada de objetos proibidos, Isabelle Dale foi considerada culpada pelo tribunal.
De acordo com informações do jornal “Daily Star”, a sentença de Dale, que pode incluir prisão, será determinada em uma data futura.
Fonte: www.dailystar.co.uk