![]() |
| Em vídeo divulgado nas redes sociais da entidade Dogs of Chernobyl, é possível ver cães com a pelagem azul. Foto: Reprodução/tiktok (dogsofchernobyl)/via Correio Braziliense |
Mais de 39 anos após o catastrófico desastre nuclear de Chernobyl, um evento bizarro e intrigante capturou a atenção das equipes que monitoram a região. A organização Dogs of Chernobyl, ligada à entidade sem fins lucrativos Clean Futures Fund, reportou o surgimento de cães com a pelagem de uma coloração azul chocante nas imediações da desativada usina nuclear.
Em um vídeo (logo abaixo) divulgado nas redes sociais da instituição, a equipe flagrou um cão com o pelo totalmente azul ao lado de outros com aparência normal. As imagens mostram ainda pelo menos mais dois animais ostentando a mesma tonalidade incomum, levantando imediatamente especulações e preocupações.
"Estamos no local capturando cães para esterilização e encontramos três cães completamente azuis", informou a entidade em uma publicação que rapidamente viralizou.
O mistério sobre a origem da cor ainda perdura. A equipe relatou que moradores locais garantiram que os cães não tinham essa cor na semana anterior, indicando que a mudança foi recente e abrupta.
A principal hipótese levantada pela Dogs of Chernobyl é a de que os animais possam ter ingerido algum tipo de substância química presente na área contaminada. Embora a causa exata permaneça desconhecida, a boa notícia é que, apesar da cor alarmante, os cães parecem estar em bom estado de saúde.
"Ainda não sabemos o que está acontecendo. É possível que tenham ingerido algum tipo de substância química. Apesar disso, eles parecem estar ativos e saudáveis, mas até o momento não conseguimos capturá-los", acrescentou a equipe.
O esforço para capturar os cães continua sendo fundamental para que a Dogs of Chernobyl possa realizar exames e determinar a causa exata da mudança de cor, garantindo também a segurança e o bem-estar dos animais.
